PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO TIRADENTES OFERECE ATENDIMENTO COM PSICÓLOGA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS


Cada indivíduo tem uma realidade, tem seus talentos e suas necessidades. Considerando estas particularidades a Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo busca oferecer aos alunos da rede municipal de ensino atendimento de qualidade, que garanta o pleno desenvolvimento de todos.

Entre os serviços ofertados está o atendimento psicológico, que busca auxiliar os estudantes na melhoria do desempenho escolar, na autoestima, sentimento de capacidade e formação humana. Umas das atividades desenvolvidas nos últimos meses se refere ao enfrentamento ao bullying, realizado por meio da oficina: Eu enfrento Bullying com Topito. Esta ação tem como objetivo trabalhar com os alunos a importância do olhar para o outro, de como as nossas atitudes e falas implicam diretamente nos sentimentos dos colegas, e que, muitas vezes, acaba por se magoar.

A psicóloga escolar do município, Cícera Míchel destacou: “Como ensinar a compaixão? A empatia? Melhor, a valorização? Com estes questionamentos desenvolvemos as seguintes atividades: Começamos realizando a contação de histórias do livro: TOPITO de Anna Llenas. Organizamos o Topito em papelão conforme a autora faz em seus livros, utiliza reciclável para falar de temas tão complexos. No decorrer da história, Topito recebe vários rótulos, e isso faz com que ele sofra no ambiente escolar. Topito vai para atendimento – na história não menciona se Psicóloga ou Psicopedagoga – e lá descobre junto com sua família estratégias para mudar esse cenário. Após a contação, colocamos vários rótulos em cima do Topito, rótulos que já escutaram e que representa o TOPITO. Nesse momento, fizemos reflexão acerca dessas palavras, que nem sempre são ofensivas, mas podem machucar muito o outro. E como mudar isso? Após essa reflexão e discussão com a turma, entregamos pedaços de papéis coloridos, cada criança pensou em uma palavra ou atitude para mudar esse cenário de bullying. Para cada palavra grudada no Topito, tiramos rótulos que já estava grudado nele. Para encerrar a atividade, o Topito só tem palavras coloridas, e está preenchido de generosidade, cor, amor e fortalecimento, palavras essas que eram lidas e repetidas pois essas atitudes sim são necessárias de serem repetidas. Os cartazes de palavras coloridas ficaram nas salas”.

Na turma do 9º Ano foi organizada uma entrevista de pesquisa sobre bullying na escola. Dados nacionais do aumento de situações de bullying nas escolas e a prevenção foi o caminho escolhido. Os estudantes treinaram para realizar a pesquisa que foi realizada com alunos do 5º ao 9º Ano, com professores, funcionários e colaboradores na escola. Essa pesquisa será formalizada pelos alunos do 9º Ano com auxílio dos professores e psicóloga em uma cartilha explicando sobre o que é o bullying e estatísticas da própria escola. Também com indicadores do que fazer em casos assim, eles estão sendo protagonistas na ação e na própria formação sobre autocuidado, estimulando a autoestima e autoconfiança para se expressar e resolver conflitos. Habilidades que estão sendo desenvolvidas com muito empenho por parte da equipe escolar que se preocupa e se posiciona para dialogar sobre temas diferentes e que podem trazer marcas para toda a vida futura desses estudantes.

Últimas Notícias sobre EDUCAÇÃO