POLÍTICA PÚBLICA FOMENTA PISCICULTURA EM NOVO TIRADENTES


Dez famílias rurais de Novo Tiradentes estão sendo beneficiadas com à construção de viveiros para piscicultura, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do Departamento de Aquicultura e Pesca. Através de convênio firmado com a Prefeitura Municipal e que conta com o trabalho da Emater/RS-Ascar, que é vinculada à SDR. Na região Norte, três municípios foram contemplados com essa política pública. Além de Novo Tiradentes, São José das Missões e Sarandi fazem parte da ação, que totalizará 30 viveiros para piscicultura construídos na região.

Em Novo Tiradentes, a construção dos viveiros está ocorrendo, seguindo os cronogramas pré-estabelecidos pelas equipes técnicas, desde a escolha do local, levantamento topográfico, projeto estrutural, bem como licenciamento ambiental da área. Neste momento, as equipes técnicas da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente em conjunto com extensionistas da Emater/RS-Ascar, seguem acompanhando os projetos durante a construção dos viveiros.

"Com apoio de políticas públicas é possível fortalecer e alavancar as cadeias produtivas locais, e neste caso em especial a piscicultura. Onde está programado para a sequência cursos de formação, compreendendo desde adubação inicial dos viveiros, introdução de alevinos e manejo dos tanques, processamento até a comercialização final dos peixes”, destacou Luciano Schievenin, engenheiro agrônomo do escritório municipal da Emater/RS-Ascar.

Últimas Notícias sobre AGRICULTURA