4 ª MOSTRA DA TERNEIRA É REALIZADA EM NOVO TIRADENTES


Aconteceu na sexta-feira, 17 de março de 2023, no pátio do parque de máquinas de Novo Tiradentes a 4ª Mostra Municipal da Terneira, a qual faz parte da programação do 31º aniversário de emancipação de Novo Tiradentes. O evento foi organizado pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente em conjunto com o escritório da Emater/RS-Ascar. A mostra contou com a participação de 15 produtores expondo 18 animais das raças holandesa e Jersey.

O evento contou com a presença do prefeito municipal Luiz Carlos Benedette e várias autoridades locais e regionais. O público presente superou 100 pessoas, que puderam acompanhar duas apresentações, a primeira ministrada pelo engenheiro agrônomo, extensionista rural Luciano Schievenin sobre o cenário da cadeia produtiva do leite local.

Luciano relata que: “A partir de um diagnóstico realizado em parceria com a Secretária da Agricultura e Meio Ambiente, no ano de 2017 por meio de visitas em todas as propriedades produtoras de leite, foi possível identificar os pontos fracos e fortes e traçar um perfil do cenário municipal naquele momento, onde apresentava alta taxa de desistência de produtores da atividade por inúmeros motivos, entre eles a falta de políticas públicas voltadas ao setor. Neste contexto foi iniciado os seguintes programas: Mais Pasto Mais Leite, subsidio em fertilizantes e sementes de pastagens; acasalamento genético, vacinações gratuitas contra brucelose e tuberculose bovina, além de horas máquinas subsidiadas para plantios e ensilagem. Esta integração entre poder público e assistência técnica permitiu alcançar alguns números importantes no ano de 2022. Sendo que em 2017 a produção de leite anual era de 3 milhões de litros, com 72 produtores e média de 9,7 litros de leite vaca/dia. Já em 2022 apesar da forte estiagem conseguimos alcançar a produção anual de 5,9 milhões de litros de leite com a média de 14,4 litros de leite vaca/dia. Este incremento em produção representa quase 100 % de aumento, sendo que em alguns produtores esta porcentagem superou 500% de aumento, muito superior ao resultado esperado inicialmente que era de 20 %. Na questão econômica o impacto foi muito positivo com aproximadamente R$ 7,25 milhões de reais a mais girando na economia local”.

A segunda apresentação foi ministra pelo médico veterinário Leonardo Moreira o qual mostrou na prática as características ideias que cada animal da raça holandesa e jersey deve apresentar para ter uma boa composição genética. E os produtores presentes puderam tirar dúvidas durante a mostra sobre a importância de realizar um bom manejo na criação da terneira e novilha, pois em pouco tempo as mesmas serão as matrizes produtivas da propriedade.

Já para o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente Ademilson Luiz Ré a mostra vem contemplar o trabalho que está sendo realizado nos últimos anos pela Administração Municipal para a cadeia produtiva do leite.

Ainda de acordo com o produtor Airton Paini, a mostra é importante para incentivar e motivar os produtores de leite do município.

A 4ª Mostra contou com apoio das seguintes cooperativas e empresas: Cooper A1, Sicredi Conexão, Laticínios Frizzo e Laticínios Stefanello.

 

Últimas Notícias sobre AGRICULTURA