MAIS PASTO MAIS LEITE GERA NOVAS PERSPECTIVAS PARA A BACIA LEITEIRA DE NOVO TIRADENTES


Com objetivo de fomentar a atividade leiteira no município de Novo Tiradentes, o programa municipal Mais Pasto Mais Leite vem sendo desenvolvido pela Prefeitura, Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, sob coordenação do escritório municipal da Emater/RS-Ascar.

No ano de 2017 foram 19 famílias contempladas e em 2018 mais 13 famílias beneficiadas com o programa. O secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Ademilson Luiz Ré relatou que inicialmente foram realizados os trabalhos de preparo do solo das áreas escolhidas para em seguida efetuar os plantios das mudas.

Em outubro de 2018, a segunda turma de famílias beneficiadas contou com a distribuição aproximada de 360.000 mil mudas de grama tifton 85 alocadas em 1800 bandejas para a implantação de 1 ha por propriedade. As entregas aconteceram conforme ordem de inscrição no programa. Cada produtor beneficiado teve como subsidio um auxílio financeiro de até R$ 2.000,00 a fundo perdido e 4 horas máquinas gratuitas disponibilizadas pelo programa.

Em contrapartida como explica Renato Kreitmaier, técnico em agropecuária do Escritório da Emater local, as famílias são responsáveis por participar dos cursos de formação promovidos pela instituição (Sisleite) e apresentar notas fiscais de insumos conforme o recomendado em análise de solo. Estão previstos para este ano de 2019, a realização de 5 encontros reunindo os dois grupos de famílias contempladas a fim de proporcionar aos produtores maior conhecimento sobre a produção leiteira. Da mesma forma, proporcionar o desenvolvimento de novas técnicas no município que garantam o aumento da produtividade nas propriedades.

Segundo o Engenheiro Agrônomo Luciano Schievenin, o programa está superando as expectativas, com propriedades chegando a aumentar em 100% a produtividade passando da média de 10 litros/vaca/dia para 20 litros/vaca/dia, com os mesmos animais. “É gratificante ver que o programa está acontecendo de acordo e os resultados estão aparecendo para as famílias”, complementa Schievenin. 

Últimas Notícias sobre ADMINISTRAÇÃO