POLÍTICA PÚBLICA MUNICIPAL GERA INCREMENTO DE ATÉ 92% NA PRODUTIVIDADE DE PROPRIEDADES BENEFICIADAS


Com objetivo de fomentar a atividade leiteira no município de Novo Tiradentes, o programa municipal Mais Pasto Mais Leite vem sendo desenvolvido pela Prefeitura, Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, sob coordenação do escritório municipal da Emater/RS-Ascar.

Em outubro de 2017, foram contempladas 19 famílias com auxílio financeiro de até R$ 2.000,00 a fundo perdido e 4 horas máquinas gratuitas disponibilizadas para implantação de um ha de pastagem perene (grama tifton 85) por propriedade. Enquanto que 2018 foram 13 famílias contempladas.

Em contrapartida as famílias são responsáveis por participar dos cursos de formação promovidos pela instituição Emater/RS-Ascar adotando a metodologia SisLeite, além de complementar com recursos financeiros próprios caso falte para implantar a pastagem de acordo com a orientação técnica correta, explica o secretário da agricultura local, Ademilson Luiz Ré.  

A metodologia SisLeite consiste em um conjunto de atividade que iniciam com diagnóstico inicial da propriedade, coleta de solo para análise, implantação e manejo de pastagens conforme o planejamento forrageiro, nutrição animal, gestão da propriedade entre outros fatores, explica Renato Kreitmaier técnico agropecuária do escritório local.

Conforme relata o Engenheiro Agrônomo da Emater/RS-Ascar Luciano Schievenin, os resultados obtidos até o momento são satisfatórios com famílias chegando a atingir aumento de 92 % na produção de leite quando comparamos o ano de 2017 com o ano de 2018. Na família Paini residente na linha Barro Preto por exemplo a produção de leite anual em 2017 era de 32.355 litros, onde após acessar o programa municipal e adotar as metodologias do SisLeite, em 2018 a produção anual fechou em 62.099 litros, completa Schievenin.

De acordo com a família Paini esse cenário de melhoria na atividade leiteira da propriedade foi possível por acreditar e seguir as orientações repassadas, pela equipe técnica da Emater/RS-Ascar e Secretária da Agricultura municipal.

A primeira turma de agricultores ampliou em 26,9% a produção de leite, totalizando um aumento de 214.017 litros de leite, comparando os anos de 2017 com 2018. O acompanhamento técnico as propriedades beneficiadas continuam de forma planejada continuada e gratuita.

Últimas Notícias sobre ADMINISTRAÇÃO