CULTURA DO TOMATE AGREGA RENDA E QUALIDADE DE VIDA À FAMÍLIAS DE NOVO TIRADENTES


Com objetivo de incentivar a geração de renda e qualidade de vida, famílias de Novo Tiradentes estão recebendo assistência técnica planejada, continuada e gratuita através de parceria formada entre Poder Público Municipal e Emater/RS-Ascar na cultura do tomate.

A produção comercial estimada do município neste ano chegará na casa de 35.000 kg, distribuídas em quatro famílias, que cultivam em ambiente protegido no sistema de solo e em vasos com substrato. 

A família Poletti, residente na Linha Sanga Feia, está recebendo orientação técnica desde o início do ano 2018, quando procurou a equipe da Emater/RS-Ascar e manifestou interesse de investir em outra atividade para geração de renda. "Conforme o desejo da família, sugerimos a produção de tomates no sistema de vasos com substrato para minimizar os efeitos causados por doenças bacterianas (murchadeira) bastante comum no sistema de cultivo no solo. O investimento nesta atividade aconteceu através do acesso ao crédito, via Pronaf Mais Alimentos, onde foram adquiridos materiais para construção de estufa plástica, sistema de irrigação e insumos para produção", comentou o Engenheiro Agrônomo Luciano Schievenin da Emater/RS-Ascar.

Para Renato que está à frente da produção da família Poletti “a assistência técnica prestada pela equipe tem sido fundamental para o sucesso do empreendimento”. O mesmo ainda relata que uma terceira estufa está em fase final de conclusão, onde recebeu auxilio do Poder Público para realização da terraplenagem, e também serão feitas as melhorias no acesso conforme o planejado.

Já a família Menezes iniciou este ano o cultivo do tomate, está com boa expectativa de colheita conforme relatam Jardel e Tatiana.  Até o momento, a família já colheu metade da produção e vendeu de forma direta aos consumidores locais. "É uma satisfação ver as pessoas relatando-nos que os tomates são docinhos com excelente qualidade", relata o agricultor Jardel A. Menezes.

As famílias Poletti e Menezes estão inseridas no Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, executado pela Emater/RS-Ascar em todo o Estado. De acordo com Schievenin, outras ações envolvendo as famílias estão sendo realizadas para fomentar a produção de alimentos e ampliar a diversidade de produtos aos consumidores.

 

Últimas Notícias sobre ADMINISTRAÇÃO