RESULTADOS DO PROGRAMA MUNICIPAL MAIS PASTO MAIS LEITE SUPERAM EXPECTATIVAS E GERAM NOVAS PERSPECTIVAS PARA A BACIA LEITEIRA DE NOVO TIRADENTES


Com objetivo de fomentar a atividade leiteira local, o programa municipal Mais Pasto Mais Leite vem sendo desenvolvido pela administração municipal através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, sob coordenação do escritório municipal da Emater/RS-Ascar.

Ao todo já foram 32 famílias contempladas com a implantação de um hectare de pastagem perene (grama tifton 85), através de política pública a qual disponibiliza aos produtores até R$ 2.000,00 a fundo perdido para aquisição das mudas e adubação, além de quatro horas máquinas de pneus gratuitas para preparo do solo.

Conforme apresentado na última terça-feira pelo engenheiro agrônomo e coordenador do programa Luciano Schievenin, a bacia leiteira de Novo Tiradentes apresentou no último ano incremento de produção superior a 800.000 litros, alcançando 4.061.387,00 litros de leite comercializados para indústria.

A atividade leiteira no município continua entre as prioridades escolhidas pela população conforme audiências públicas realizadas nas comunidades.

Durante o evento a família Gheno, residente na linha Sanga dos Lucas composta pelo casal Alessandra, Vanderlei e a filha Emilly, relatou que o programa Mais Pasto Mais Leite, chegou em boa hora pois estavam pensando em parar com a atividade e investir na cultura do tabaco, no entanto esta situação se inverteu, e hoje com assistência técnica que estão recebendo passaram de uma média de 6 litros/vaca/dia para 20,7 litros/vaca/dia com os mesmos animais. Alessandra relata ainda que o “segredo” do sucesso é seguir corretamente as orientações da assistência técnica e fazer a “coisa certa no momento certo”.

Este aumento de produtividade alcançado pela família conforme relata Ademilson Luiz Ré secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente representa um incremento superior a 200%, algo surpreendente e gratificante. Na oportunidade Ademilson informou que as inscrições para esta terceira turma vão até dia 19 de setembro do corrente ano e as famílias interessadas podem passar junto a secretária com o talão de produtor para realizá-las.

Últimas Notícias sobre ADMINISTRAÇÃO