ELEVADO VOLUME DE REJEITOS ENVIADO AO CIGRES PELO MUNICÍPIO É PREOCUPANTE


Preocupada com o elevado volume de rejeitos produzidos pelo município de Novo Tiradentes - RS, a prefeitura municipal, através da secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, alerta para a importância da correta separação dos resíduos recicláveis (secos) e resíduos orgânicos (úmidos).

Os resíduos recicláveis como papel, papelão e alumínio, quando separados são passíveis de aproveitamento no processo de reciclagem, contudo quando misturados com resíduos orgânicos (restos de comida e cascas de frutas, por exemplo), e rejeitos (papel higiênico, fraldas e bitucas de cigarro, por exemplo) estes são destinados diretamente para o aterro sanitário pois se tornam contaminados e perdem sua utilidade.

Atualmente o volume de rejeitos enviados pelo município de Novo Tiradentes para o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos – CIGRES, no município de Seberi – RS, corresponde a 76,85%, uma porcentagem bastante elevada de material que poderia ser aproveitado, mas que é perdida por ser misturada.

Cada cidadão do município pode colaborar para melhorar esse quadro, separando de forma eficiente os resíduos recicláveis dos orgânicos e rejeitos, e transformando através da compostagem os resíduos orgânicos em adubo em suas próprias residências.

O processo de compostagem pode ser desenvolvido nos pátios das casas com o modelo de bombona com o fundo cortado, e também em apartamento através dos sistemas em baldes, sendo este um processo simples, que produz adubo de boa qualidade e diminui o volume de rejeitos enviados ao CIGRES, aumentando assim a vida útil do aterro sanitário e aproveitando os resíduos.

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente está a disposição para sanar dúvidas quanto o processo de compostagem e na implantação de tais sistemas nas residências.

Ajudar a melhorar a separação e destinação dos resíduos sólidos é dever de todos! Vamos colaborar e preservar o meio ambiente!

Últimas Notícias sobre ADMINISTRAÇÃO