COMBATE À DENGUE: NÚMERO DE CASOS DA DOENÇA AUMENTA NA REGIÃO


A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul registrou até esta primeira quinzena de abril mais de 2.459 casos suspeitos de dengue, e mais de 1.232 casos confirmados em todo o estado. Somente na 19ª Coordenadoria Regional de Saúde, a qual abrange também o município de Novo Tiradentes, são mais de 436 notificações da doença e 254 casos confirmados somente neste ano.

Segundo o Informativo Epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde nesta semana, ente ano de 2020 apresenta o maior número de municípios com infestação do mosquito Aedes aegypti. Infelizmente em nosso município de Novo Tiradentes várias amostras coletadas nos últimos dias em diversos pontos, demonstraram que existem muitos focos com larvas do mosquito. São locais com acúmulos de água parada, limpa ou suja em residências e terrenos baldios.

Precisamos aproveitar este momento de isolamento social em nossas casas e realizar a limpeza dos nossos terrenos. A maneira mais eficaz de se prevenir a doença é impedir o ciclo de reprodução do mosquito transmissor.

A nossa população precisa ficar atenta a possíveis locais com acúmulo de água. Muitos materiais podem se tornar propícios para o desenvolvimento das larvas do mosquito: pneus velhos, caixas d’água, garrafas, calhas entupidas, vasos de flor e também recipientes jogados em lixo descoberto.

É importante estar sempre atento aos possíveis locais de acúmulo de água. Veja o que você pode fazer para colaborar:

- Feche caixas d’água, tonéis e latões;

- Limpe com escovação os bebedouros dos animais;

- Guarde garrafas vazias com o gargalo para baixo;

- Guarde pneus velhos sob abrigos;

- Mantenha desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;

- Não acumule água nos vasos de plantas. Encha-os de areia;

- Coloque embalagens de vidro, plástico e lata em uma lixeira bem fechada;

- Mantenha a piscina tratada o ano inteiro;

MANTER A CIDADE LIMPA E LONGE DO MOSQUITO É DEVER DE TODOS!

 

Últimas Notícias sobre ADMINISTRAÇÃO