NOVO TIRADENTES RECEBERÁ RECURSOS DA UNIÃO PARA AÇÕES DE ENFRENTAMENTO À ESTIAGEM


Na terça-feira, 15, o município de Novo Tiradentes recebeu a visita da Defesa Civil do Estado para tratar sobre os problemas causados pela estiagem e auxiliar na elaboração do Plano de Contingência Municipal. Este visa o planejamento de ações que permitam a atuação do município frente as emergências causadas por desastres como seca, estiagem e temporais.

Segundo o secretário da Administração, Djonatas Cardoso, a estiagem principalmente na área rural do município, marcada pelo baixo índice pluviométrico, em estágios importantes das culturas anuais e perenes, afetou drasticamente os rendimentos das culturas, que por sua vez se converterá em baixo retorno financeiro aos produtores. Isso torna difícil o custeio e investimentos das atividades rurais.

Tendo em vista estas dificuldades para amenizar os impactos da estiagem, a União, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, representado pelo Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, autorizaram nesta semana o empenho e a transferência de recursos ao município de Novo Tiradentes para execução das seguintes ações de resposta:

- Aquisição de 360 kits de cestas básicas que serão destinados à 120 famílias da área rural, afetados pela estiagem, pelo período de 03 meses;

- Aluguel de caminhão pipa;

- Compra de combustível;

- Aquisição de tanque com motobomba.

O recurso a ser repassado, será de R$ 252.780,00 considerando a natureza e o volume de ações que precisam ser implementadas. O valor será investido para melhorar a qualidade de vida das famílias da área rural afetadas pela estiagem, que passam pelo grande desafio de perdas de produção e falta de água em suas propriedades.

Últimas Notícias sobre ADMINISTRAÇÃO