NOVO TIRADENTES É DESTAQUE NO RANKING DOS INDICADORES DO PROGRAMA PREVINE BRASIL


Novo Tiradentes conquistou o 1º lugar na Segunda Coordenadoria Regional de Saúde, com nota de 9,12 no primeiro quadrimestre de 2022 do Programa Previne Brasil, atual modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS). Com a ótima pontuação o município também alcançou a 12º colocação no Estado.

Criado em novembro de 2019 pelo Ministério da Saúde, o Programa Previne Brasil é um novo modelo de financiamento e altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três componentes: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. Uma forma de monitorar e avaliar as ações desenvolvidas pelas equipes que atuam na atenção primária de forma transparente, a fim de prestar contas à população sobre os investimentos na área de saúde. Da mesma forma, auxiliam na análise ao acesso e qualidade dos serviços prestados pelo município.

O ranking do Previne Brasil é definido com base no Indicador Sintético Final (ISF), que determina o valor do incentivo financeiro a ser transferido ao município. O índice corresponde ao cálculo do desempenho do conjunto dos sete indicadores, aferido a cada período de quatro meses, com repercussão financeira para o quadrimestre subsequente.

Segundo a secretária de Saúde, Marília Della Pasqua, o município de Novo Tiradentes tem se empenhado bastante para alcançar bons níveis nestas metas do Previne Brasil. Quanto melhor a avaliação do município, maior o pagamento a ser recebido para investimentos em saúde. Della Pasqua cita a importância da realização dos registros de atendimento no sistema e-SUS e agradece o empenho da equipe que foi fundamental para chegar nestes resultados.

Este reconhecimento se reflete também no atendimento prestado, um compromisso da Administração Municipal em ofertar os melhores serviços de atenção primária em saúde aos nossos munícipes. Para alcançar estes objetivos a Unidade Básica de Saúde capacitou todos os servidores que atendem a população para realizarem os registros no sistema e-SUS.

Últimas Notícias sobre ADMINISTRAÇÃO