TURMAS DO EJA DE NOVO TIRADENTES REALIZAM ATIVIDADES REFERENTES AO SETEMBRO AMARELO


A Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP e o Conselho Federal de Medicina trouxeram para o Brasil a Campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. A sua missão é informar a população de que o suicídio pode ser evitado e quais as maneiras que as pessoas podem utilizar para fazer isso. Apesar da campanha acontecer em setembro, a atenção ao tema deve acontecer o ano inteiro.

Em 2022, o lema é, “A vida é a melhor escolha!” e, como sabemos o suicídio continua sendo uma das principais causas de morte em todo o mundo. Entre os jovens os dados são mais preocupantes, pois estão mais suscetíveis às mudanças fisiológicas que são características da fase de amadurecimento físico e psíquico. Quem convive com um adolescente, sabe que as mudanças nem sempre são fáceis. Nós sabemos que tudo isso vai passar, mas para isso precisamos trabalhar juntos em prol da criança ou do jovem que está precisando da nossa ajuda. Entre os jovens de 15 a 29 anos, os dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, o suicídio foi a quarta causa e morte no mundo depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.

Durante este mês estão sendo realizados encontros nas escolas, onde são trabalhados os fatores que aumentam o risco de suicídio, como prevenir e identificar as pessoas que precisam de ajuda. Também são realizadas práticas para aumentar a saúde mental. O assunto ainda é considerado um tabu, mas precisamos conversar sobre e normalizar o tema sem preconceitos.

As atividades estão sendo organizadas e conduzidas pela Psicóloga Cícera Michel e Professora Coordenadora do EJA Elecir Fátima Lavratti e todo o conteúdo desse material foi retirado do site oficial da campanha www.setembroamarelo.com.

Essas ações realizadas nas escolas podem ajudar a salvar vidas e essa é a função da campanha. Não tenha preconceito e nem medo de participar, o suicídio pode ser evitado. Esse é um trabalho de todos nós, população, profissionais da área de saúde, educadores, administração pública.

O suicídio pode ser prevenido e a vida voltar a fazer sentido. Lembre-se: A vida é a melhor escolha. Cuide-se!

Últimas Notícias sobre ADMINISTRAÇÃO